Síndrome da Boazinha
- Stéfani Azevedo

- 30 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
A síndrome da boazinha ou síndrome de wendy se refere a mulher que precisa agradar todos ao redor, tem dificuldade em dizer não e sempre se coloca em segundo plano. O termo foi definido pela psicóloga Harriet B. Braiker que entende que a síndrome é gerada como uma estratégia para evitar conflitos, seja por medo de serem rejeitadas, abandonadas ou não amadas.
A “boazinha” surge na infância com o a crença de que se não atender os desejos dos pais, não será amada. É a criança que caso não atenda a expectativa dos demais, se sente inferior e desvalorizada.
Na vida adulta há uma preocupação excessiva em corresponder às expectativas dos outros, dificuldade em dizer não, necessidade constante de aprovação, dificuldade em fazer e receber críticas, não tem voz ativa e passa por desgastes físicos e emocionais devido ao acúmulo de tarefas. Sua dificuldade de dizer “não” faz com que assuma responsabilidades e preocupações que não são suas. Por vezes, desempenha um papel infantilizado, acreditando que os outros possuem o dever de perceber e sanar suas dores. A síndrome da boazinha desencadeia ainda outras patologias como a ansiedade e depressão.




Comentários